No Raminho, Curso de Protecção Civil na Gestão de Crises
Na sequência de um acordo entre a Protecção Civil do Açores e a Junta de Freguesia do Raminho, teve lugar na Sala de Formação da sede da Junta de Freguesia do Raminho, nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de Novembro, dois cursos de formação neste domínio, oferecido à população desta freguesia, no intuito de dar resposta a situações de emergência e desenvolver uma abordagem introdutória sobre os principais aspectos relacionados com a protecção civil.
Os cursos destinaram-se ao público em geral e membros da junta, tendo-se inscrito à volta de quarenta pessoas. Visou, no essencial crises relacionadas com a ocorrência de catástrofes naturais, tende como finalidade saber gerir potenciais situações de crise e emergência num eventual desastre, catástrofe ou calamidade de origem natural. Simultaneamente foi leccionado como actuar em situações de acidente graves, armazenamento e manuseamento de garrafas de gás e outros materiais perigosos, para que os cidadãos estejam familiarizados na matéria de segurança e protecção civil para ajudar a socorrerem as pessoas em perigo, quando estas situações ocorrem. Também foi ministrado o planeamento e prevenção para ajudar a prevenir riscos colectivos inerentes a situações desta natureza.
O último dia de curso foi ministrado no parque de formação da Protecção Civil dos Açores, situado na Zona Industrial de Angra do Heroísmo, sobre a manutenção, uso e manejamento de extintores na eventualidade de incêndio.
Texto: Honorato Lourenço
Fotos: Paulo Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário